CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Requisitos Conselheiros(as) Tutelares de Goiânia

São requisitos para candidatar-se a exercer as funções de membros (as) dos Conselhos Tutelares Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas do Município de Goiânia:

  • reconhecida idoneidade moral;
  • idade superior a vinte e um (21) anos¹;
  • residir no Município de Goiânia, no mínimo há dois (2) anos;
  • possuir escolaridade mínima do Ensino Médio, devidamente comprovada;
  • efetivo trabalho com crianças e adolescentes ou em defesa do cidadão pelo prazo não inferior a dois (2) anos, atestado no mínimo por duas (2) entidades governamentais ou não governamentais regularmente inscritas e registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou Conselhos Setoriais da Educação, da Mulher e da Assistência Social²;
  • ter participado de curso, seminário ou jornada de estudos cujo objeto seja o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, ou a discussão de políticas de atendimento à criança e ao adolescente;
  • estar em pleno gozo das aptidões física e mental para o exercício do cargo de Conselheiro (a) Tutelar;
  • não ter sido penalizado (a) com a destituição da função de Conselheiro (a) Tutelar, nos termos do que dispõe a Lei Municipal n.º 8.483, de 29 de setembro de 2006, nos cinco (5) anos antecedentes a esta eleição;
  • ser aprovado (a) em prova de conhecimentos gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas;
  • Residir ou exercer atividade comprovada na Região pela qual o (a) candidato (a) pretende concorrer.

¹ A idade mínima de 21 anos legalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência à data da posse (cf. art. 11, § 2º da Lei n.º 9.504/1997).
² Os atestados de efetivo trabalho com crianças e adolescentes ou em defesa do cidadão, somente serão aceitos, se expedidos em conformidade com o descrito nesse item.
³ A candidatura é individual, conforme disposto no art. 40, caput e parágrafo único da Lei Municipal n.º 8.483, de 29 de setembro de 2006.

CMDCA Goiânia adia plenária para 19 de novembro e convoca conselheiros e comunidade para reunião virtual

novembro 5, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) anunciou o adiamento da sua 230ª Plenária/Assembleia Ordinária e da 50ª Plenária Virtual, inicialmente agendada para os dias 12. A nova data para o evento é dia 19 de novembro de 2024, terça-feira, às 14h em primeira convocação e às 14h30 em…

CMDCA Goiânia convoca Assembleia Ordinária para 8 de outubro de 2024

outubro 4, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA Goiânia) publicou o Edital de Convocação para a realização de sua 229ª Assembleia Ordinária, que acontecerá na próxima terça-feira, 8 de outubro de 2024, às 14h. A reunião será realizada virtualmente por meio da plataforma Zoom, e a participação pode ser acessada…

CMDCA Goiânia convoca para 228ª Assembleia Ordinária com pauta sobre Chamamento Público e novos projetos

setembro 9, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) realizará, na próxima terça-feira, 10 de setembro de 2024, às 14h, a 228ª Assembleia Ordinária. O encontro ocorrerá de forma virtual, por meio da plataforma Zoom. Interessados podem acessar a reunião por meio do link https://us02web.zoom.us/j/84923833093, utilizando o ID da reunião: 849…

CMDCA Goiânia Convoca Assembleia Virtual para Discussão sobre Chamamento Público de Seleção de Projetos

agosto 9, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) convocou uma assembleia virtual para discutir diversos temas de grande importância, com destaque para o Chamamento Público nº 001/2023. Esse chamamento tem como objetivo a seleção de projetos voltados para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes no município. Na pauta…

Ler mais notícias