CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Presença de grupos já era de conhecimento interno

Thalys Alcântara

A presença de facções criminosas dentro do sistema socioeducativo já foi relatada pelo POPULAR em outras ocasiões. No entanto, é a primeira vez que indícios materiais disso são divulgados.

Em reportagem do dia 10 de janeiro de 2018, quando 11 fugiram do Case, um servidor afirmou que haveria comunicação entre presos do sistema prisional e adolescentes do socioeducativo. Em 2017, três ordens de execução teriam sido interceptadas e impedidas.

Na semana passada, o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo, Roberto Conde, afirmou que “a maioria esmagadora” dos internos do Case integram facções e os servidores correm risco com isso.

Durante a Operação Descarrilamento da Polícia Civil, que investigou homicídios praticados pelo Comando Vermelho em 2017, foi um adolescente que depôs para os investigadores afirmando que haveria uma guerra de facções em Goiânia. A mesma operação apreendeu adolescentes acusados de parte desses assassinatos de rivais.

Também foi um adolescente, de 16 anos, que foi preso, na semana passada, acusado de participar de uma chacina no Residencial Três Marias, que deixou um saldo de quatro mortos. O crime seria vinculado ao PCC, segundo as investigações.

Em entrevista ao vivo transmitida pelo Facebook em 12 de janeiro de 2018, o defensor público Daniel Kenji, que atua na área da Infância e Juventude, reconheceu a existência de internos faccionados.

“Essas facções criminosas vão aos poucos se inserindo no sistema socioeducativo, prejudicando o cumprimento da medida socioeducativa de todos os adolescentes”, afirmou o defensor na época.

Fonte: Cidades/Jornal O Popular

CMDCA Goiânia se reúne para eleição de representantes da sociedade civil

novembro 10, 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia, se reúne nessa terça-feira, 14/11, 14 horas para eleição das instituições da sociedade civil que comporão a 15ª Gestão do CMDCA/GOIÂNIA, BIÊNIO 2023-2025. Estão habilitadas as seguintes entidades:   Associação Semente da Vida- Projeto Semear Instituto Euvaldo Lodi – IEL Associação de Pais…

Conselho avalia recursos interpostos por candidatos a Conselheiros Tutelares

outubro 9, 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convocou para essa terça-feira, 10/10, 14h, uma sessão plenária virtual para avaliação do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do Município de Goiânia, Goiás, Gestão 2024-2028 e os recursos interpostos por candidatos. Acesse o Edital de Convocação n° 219, de 5 de outubro…

Abertas inscrições para a sociedade civil visando eleições para compor o CMDCA Goiânia 2023-2025

outubro 2, 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Goiânia), abriu hoje, 02/10, o período para que as instituições da sociedade civil possam se inscrever visando à composição do órgão para a 15ª Gestão/Biênio 2023-2025. Foram publicados o Edital de Convocação e a Resolução n° 092, de 12 de setembro de 2023, normativas que…

Comissão Eleitoral convoca candidatos a conselheiros tutelares para esclarecimentos e orientações gerais no próximo sábado, 23/09

setembro 19, 2023

A Comissão Eleitoral convoca candidatos a conselheiros tutelares para esclarecimentos e orientações gerais sobre o Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares das Regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas do Município de Goiânia, Goiás, Gestão 2024-2028. O encontro acontecerá no próximo sábado, 23/09, entre 9h30min e 12h, a realizar-se na Faculdade de…

Ler mais notícias