CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Juizado da Infância e da Juventude da capital é reestruturado

O Juizado da Infância e da Juventude de Goiânia passou por uma reestruturação organizacional: agora, serão duas escrivanias separadas, uma para atos infracionais, outra para área cível. Além disso, equipamentos novos e mais servidores vão colaborar para o bom funcionamento da unidade, conforme discursou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Leobino Valente Chaves, durante solenidade de entrega das melhorias, realizada nesta quarta-feira (15).

“As crianças e os jovens atendidos neste Juizado representam o futuro do nosso País. Essa reestrutura visa, principalmente, a funcionalidade para desenvolver o melhor trabalho possível para a sociedade”, falou Leobino Chaves logo após o descerramento da placa.

Segundo o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, há uma atenção especial com o Juizado da Infância e da Juventude, uma vez que “lida-se, diariamente, com questões emocionais e que afligem a comunidade”. O magistrado adiantou que o processo de digitalização – que já incluiu 90% das Varas da Fazenda Pública da capital – deve chegar à unidade antes do fim deste ano.

Além das alterações estruturais, o presidente do TJGO fez a entrega de um carro zero-quilômetro para atender às demandas do juizado. A chave do veículo foi recebida pela titular da unidade, Mônica Neves Soares Gioia. “Temos necessidade de apoio para velar em prol dos direitos da criança e do adolescente. Agradecemos a disposição da presidência em contribuir”, afirmou a juíza.

A reestruutação vai colaborar para a rapidez dos trabalhos no local, conforme relata o juiz André Luiz Reis Lacerda, designado para auxiliar a unidade. “Antes, com apenas um cartório, as ações de infrações e cíveis, como de adoção, ficavam juntas. Com a reestruturação, haverá mais eficiência e agilidade na prestação jurisdicional”, aponta.

Participaram também do evento o corregedor-geral de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, que atuou no juizado por nove anos, e a juíza auxiliar da CGJGO, Maria Socorro Sousa Afonso Silva, que até o início deste ano era também titular da unidade. “Agradeço esta gestão pelo compromisso relevante de ajudar no atendimento de tantos jovens, vítimas de maus-tratos e abandono”, destacou a magistrada.

Novidades

Além da divisão da escrivania, bem como de seus protocolos, a reestruturação incluiu pintura interna do prédio, troca de cadeiras, substituição de equipamentos de informática colocação da segunda tela de monitores – para funcionários que utilizam o sistema, aquisição de cortinas. Foram também designados três servidores de áreas especializadas – pedagogia, psicologia e serviço social – para atuação na unidade. Texto: Lilian Cury/ Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO

Nota de Repúdio: Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

maio 2, 2024

Os Conselhos Tutelares e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia vêm a público manifestar seu veemente repúdio e indignação diante dos recentes comentários proferidos pelo Pastor Jonas Felício Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé de Goiânia. Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, o Pastor Jonas…

CMDCA Goiânia convoca Assembleia Ordinária

maio 2, 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) está promovendo uma Assembleia Plenária Virtual no dia 14/05, com uma pauta abrangente e relevante. Serão discutidos temas como a leitura e aprovação da Ata da 224ª Assembleia do CMDCA, além das deliberações das Comissões Permanentes sobre Políticas Públicas, Orçamento, Registro e…

CMDCA Goiânia se reúne para eleição de representantes da sociedade civil

novembro 10, 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia, se reúne nessa terça-feira, 14/11, 14 horas para eleição das instituições da sociedade civil que comporão a 15ª Gestão do CMDCA/GOIÂNIA, BIÊNIO 2023-2025. Estão habilitadas as seguintes entidades:   Associação Semente da Vida- Projeto Semear Instituto Euvaldo Lodi – IEL Associação de Pais…

Conselho avalia recursos interpostos por candidatos a Conselheiros Tutelares

outubro 9, 2023

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente convocou para essa terça-feira, 10/10, 14h, uma sessão plenária virtual para avaliação do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do Município de Goiânia, Goiás, Gestão 2024-2028 e os recursos interpostos por candidatos. Acesse o Edital de Convocação n° 219, de 5 de outubro…

Ler mais notícias