CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Presença de grupos já era de conhecimento interno

Thalys Alcântara

A presença de facções criminosas dentro do sistema socioeducativo já foi relatada pelo POPULAR em outras ocasiões. No entanto, é a primeira vez que indícios materiais disso são divulgados.

Em reportagem do dia 10 de janeiro de 2018, quando 11 fugiram do Case, um servidor afirmou que haveria comunicação entre presos do sistema prisional e adolescentes do socioeducativo. Em 2017, três ordens de execução teriam sido interceptadas e impedidas.

Na semana passada, o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo, Roberto Conde, afirmou que “a maioria esmagadora” dos internos do Case integram facções e os servidores correm risco com isso.

Durante a Operação Descarrilamento da Polícia Civil, que investigou homicídios praticados pelo Comando Vermelho em 2017, foi um adolescente que depôs para os investigadores afirmando que haveria uma guerra de facções em Goiânia. A mesma operação apreendeu adolescentes acusados de parte desses assassinatos de rivais.

Também foi um adolescente, de 16 anos, que foi preso, na semana passada, acusado de participar de uma chacina no Residencial Três Marias, que deixou um saldo de quatro mortos. O crime seria vinculado ao PCC, segundo as investigações.

Em entrevista ao vivo transmitida pelo Facebook em 12 de janeiro de 2018, o defensor público Daniel Kenji, que atua na área da Infância e Juventude, reconheceu a existência de internos faccionados.

“Essas facções criminosas vão aos poucos se inserindo no sistema socioeducativo, prejudicando o cumprimento da medida socioeducativa de todos os adolescentes”, afirmou o defensor na época.

Fonte: Cidades/Jornal O Popular

Ação prepara adolescentes para nova fase da vida

10 de outubro de 2019

Rodas de conversa levam garotos e garotas a refletir sobre o futuro após serem obrigados a deixar instituições de abrigamento Numa ação inédita, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) deu início nesta quarta-feira ( 9), dentro da Semana da Criança, a rodas de conversas com adolescentes prestes a deixar abrigos de Goiânia. O objetivo…

Publicado Resultado Geral das Eleições para Conselhos Tutelares de Goiânia

7 de outubro de 2019

O CMDCA Goiânia publicou no final da noite desse domingo, 06/10, o Edital de publicação do Resultado Final do Processo de Escolha dos Conselhos Tutelares de Goiânia com a relação de votos de cada um dos candidatos a Conselheiros Tutelares das Regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste, Campinas. Acessa aqui.

Publicado resultado definitivo do do Edital de Chamamento Público N° 02 para Seleção de Projetos do FMDCA

19 de setembro de 2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) e a Secretaria de Assistência Social publicaram nessa quinta-feira, 19/09, o Resultado Definitivo e o Parecer da Comissão de Avaliação feita pela Comissão de Seleção de Projetos, ao Edital de Chamada Pública N° 02/2019 – CMDCA/SEMAS/FMDCA. O colegiado foi responsável por analisar…

Casos de abuso sexual ainda assombram Cavalcante

16 de setembro de 2019

Cidade possui o maior índice de estupro de vulnerável do Estado, com taxa de 3,7 casos por mil habitantes, enquanto em Goiânia o dado é de 0,43 Município a 512 quilômetros de Goiânia e a 205 km de Brasília, Cavalcante é a cidade goiana com a maior taxa de estupro de vulnerável do Estado. Observando…

Ler mais notícias