CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Rede CeMAIS Criança e Adolescente promove encontro do Sistema de Garantias

Prezados e prezadas,

No próximo dia 22 de maio, terça-feira, às 14 horas, a cidade de Goiânia sediará um encontro metropolitano que reunirá diversos entes do Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD). Nesse evento, será apresentado o projeto , cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento de redes, entidades e fóruns da sociedade civil que atuam na promoção, defesa e garantia de direitos infanto-juvenis em Goiânia e nos municípios de sua área metropolitana. O evento será na UniCesumar Goiânia, situada na Av. T 3, quadra 108, lote 15E, 2537, no Setor Bueno.
No encontro, será dado um pontapé inicial para um diagnóstico que pretende verificar como se encontra a articulação em rede na região. O evento tem caráter aberto e gratuito a todas as instituições que compõem a rede local de garantia de direitos de crianças e adolescentes, desde o Poder Público (nos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário) até grupos, entidades, redes, fóruns e coletivos da sociedade civil que contribuem para a defesa, a promoção e a garantia de direitos de crianças e adolescentes na região. Reiteramos que se trata de um evento metropolitano, abrangendo os 22 municípios da Região Metropolitana de Goiânia.
O projeto é executado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS. Com sede em Belo Horizonte/MG, a organização objetiva promover a intersetorialidade e o fortalecimento do Terceiro Setor em prol do bem comum. Através de ações em diversas áreas, o CeMAIS contribui para o fortalecimento do terceiro setor e da sociedade como um todo, fomentando, discutindo e promovendo a mobilização social.

As inscrições (que são gratuitas) devem ser efetuadas pelo link https://www.sympla.com.br/fortalecendo-o-sistema-de-garantia-de-direitos-na-regiao-metropolitana-de-goiania__291457

Pedimos ampla divulgação do evento.

Mais informações pelo telefone (31) 2535-0028 / (31) 99167-5181 (Whatsapp – falar com Bruno) ou pelos e-mails bruno.vieira@cemais.org.br e valda.maciel@cemais.org.br.

CEDCA e CMDCA Goiânia discutem sistema socioeducativo

19 de junho de 2019

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás (CEDCA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA), convocaram Assembleia Extraordinária Ampliada para discutir a situação do sistema socioeducativo no Estado de Goiás, em especial, o Centro de Atendimento Socioeducativo e os últimos acontecimentos. A reunião…

Precariedade do Case é denunciada

17 de junho de 2019

Thalys Alcântara Um relatório divulgado no mês passado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) aponta uma série de irregularidades no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia. O documento foi baseado em uma visita técnica no dia 28 de setembro do ano passado e contém várias recomendações para adequar a unidade…

Facções recrutam jovens

16 de junho de 2019

Editorial Reportagem nesta edição dominical dá conta de como as facções criminosas contribuem para a instabilidade no sistema socioeducativo de Goiás, onde adolescentes infratores cumprem medidas impostas pela Justiça. A situação se mostra potencialmente explosiva, na medida em que reproduz a lógica já implantada nos presídios. Importante destacar que a influência do crime organizado começa…

Presença de grupos já era de conhecimento interno

15 de junho de 2019

Thalys Alcântara A presença de facções criminosas dentro do sistema socioeducativo já foi relatada pelo POPULAR em outras ocasiões. No entanto, é a primeira vez que indícios materiais disso são divulgados. Em reportagem do dia 10 de janeiro de 2018, quando 11 fugiram do Case, um servidor afirmou que haveria comunicação entre presos do sistema…

Ler mais notícias