CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia

Fechar

Editorial O Popular: Família Acolhedora

Ainda que com atraso de nove anos, é de bom tom que Goiânia enfim se some aos esforços do programa Família Acolhedora. Trata-se de um processo há muito defendido pelas autoridades em favor de crianças e adolescentes à espera de adoção nos abrigos judiciais. Desde 2009, a União abriu a possibilidade para que famílias pudessem se cadastrar para receber jovens em situação de risco emergencial por até 18 meses, podendo ser prorrogado pelo Judiciário. Mas só agora, com a promulgação de uma lei municipal, a capital se integra ao sistema, informou reportagem na edição de ontem.
As famílias acolhedoras não se comprometem a assumir a criança como filho. São, na verdade, parceiras do sistema de atendimento e auxiliam na preparação para o retorno à família biológica ou para a adoção. O período de acolhimento é de seis meses, durante os quais a família recebe uma ajuda de custo de um salário mínimo por mês. Cada família abriga um jovem por vez, exceto quando se tratar de irmãos. A lei goianiense já em vigor permite imaginar um futuro com mais esperança para as cerca de 150 crianças que hoje podem ser atendidas pelo Família Acolhedora na capital.

Fonte: Jornal O Popular – 10/11/2018.

CMDCA Goiânia publica Edital de Chamada Pública de Projetos

19 de março de 2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia (CMDCA) e o município de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), publicaram Edital de Chamamento Público visando à seleção de projetos voltados à execução de programas no seu âmbito de competência, a serem financiados com recursos do Fundo Municipal…

Em 4 anos, mais de 62 mil jovens grávidas Goiás

9 de março de 2019

Apesar de informações e campanhas, casos de gravidez entre meninas de 10 a 19 anos continuam sendo registrados. Em Aparecida de Goiânia, garota de 12 anos teve gêmeos Mesmo com informações e campanhas de conscientização para o uso da camisinha, casos de gravidez precoce e diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) continuam sendo realidade na…

Assembleia Ordinária do CMDCA Goiânia acontece na próxima terça-feira, 12/03

9 de março de 2019

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia, publicou nesta sexta-feira, 08/03, Edital de Convocação para realização de Assembleia Ordinária a realizar-se na próxima terça-feira, 12/03, 14h, na sede do órgão situado à Rua B, n° 56, Vila Viana, Goiânia/GO. Consta no Edital os seguintes assuntos a serem deliberados: 1° Deliberações…

Cmeis negligenciam apoio à amamentação e alimentação saudável

6 de março de 2019

Mães relatam que Educação Infantil negligencia aleitamento materno e cardápio não prioriza a saúde   Crianças que são amamentadas até os 2 anos de idade têm menor probabilidade de desenvolver obesidade, diabetes e hipertensão. Esta criança dificilmente terá anemia ao longo da vida porque as concentrações de ferro no leite materno são bem maiores do…

Ler mais notícias