Adoção no Brasil, encontros e desencontros no cadastro nacional
Entre em contato pelos telefones
(62) 3524-7315 / 3524-7324
Ícone Twitter Ícone Instagram Ícone Facebook

Encontros e desencontros da adoção no Brasil: uma análise do Cadastro Nacional de Adoção

O Cadastro Nacional de Adoção é em um banco de dados unificado nacionalmente que contém as informações necessárias à realização de adoções no Brasil.

Este estudo está disposto conforme análise de três tópicos principais. O primeiro discorrerá sobre o perfil dos pretendentes à adoção; o segundo tratará do perfil das crianças aptas à adoção e o perfil pretendido; e o último tratará sobre o perfil multivariado da criança pretendida à adoção.

Adoção no Brasil é uma realidade complexa

A pesquisa inédita detalha, por região do Brasil, o perfil das pessoas que estão dentro do CNA em busca de conseguir o tão desejado filho, e todo o processo, e como o próprio título diz “encontros e desencontros” entre o que se deseja, as necessidades e os grandes erros dentro de todas as fases que se passa um processo tão complexo como esse.

Mesmo os pais completamente decididos e cientes do processo, ainda sim, existem grandes pedras no caminho. Necessária ou não, essa burocracia garante muitas vezes que crianças aptas possam ter melhores condições de vida.

Algumas obrigatoriedades como os interessados serem homens ou mulheres, sem importar o seu estado civil, desde que sejam maiores de 18 anos de idade e sejam 16 anos mais velhos do que o adotado. Parece ser muito simples analisando assim, mas nem sempre é só. Compreender que esse processo pode ser longo ajuda muito na jornada. Como em qualquer jornada, desafios serão encontrados. É importante então ter em mente o bem maior no fim.

Pais de primeira viagem precisam entender tudo, e o ECA ajuda muito. ECA é o Estatuto da Criança e do Adolescente, lê-lo vai te preparar melhor. Você ainda pode entender um pouco melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente, baixe o seu Estatuto aqui.

CNJ. Encontros e desencontros da adoção no Brasil: uma análise do Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça. Brasília, 2013.

pesq_adocao_brasil.pdf (18 downloads)

(cc) 2016 — Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia.
Este site está sob uma licensa Creative Commons
Rua B, Qd. E, Lt. 13, nº 56, Vila Viana, CEP: 74635-110, Goiânia, Goiás, Brasil. Telefax: (62) 3524-7315 e (62) 3524-7324
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiânia